Perguntas frequentes
O que é o Prêmio Humanizar a Saúde?
É uma iniciativa da Teva Brasil que busca reconhecer e apoiar financeiramente, por meio de uma doação a título oneroso, projetos de saúde apresentados por organizações sem fins lucrativos, públicas e/ou privadas, com o objetivo de humanizar e melhorar a qualidade de vida de pacientes, familiares e cuidadores no país. Para saber todas as regras de participação, acesse o Edital.
No que consiste o apoio financeiro?
Os três projetos selecionados receberão, cada um, um apoio financeiro no valor bruto de R$50.000 (cinquenta mil reais) cada.
Quais organizações podem participar?
Podem participar organizações de saúde sem fins lucrativos, públicas e/ou privadas, devidamente constituídas no Brasil e que estejam adimplentes com suas documentações e registros obrigatórios. Não é permitida a inscrição de pessoas físicas. No momento da inscrição são exigidos documentos para esta comprovação. Acesse Edital para mais detalhes.
Quais tipos de projeto podem ser enviados?
Os projetos devem estar contemplados em uma das três categorias (Saúde Mental, Doenças Raras e Oncologia) e ter ao menos um dos seguintes objetivos: 1. Humanizar os cuidados em saúde, tanto em casa quanto no hospital, para que pacientes, familiares e cuidadores vivam dias melhores; 2. Educação sobre doenças, sobre acesso ao cuidado durante toda a jornada do paciente – do diagnóstico ao tratamento e cuidados paliativos – focando em melhorar este momento desafiador para pacientes, familiares e cuidadores. Para saber mais detalhes, consulte o Edital.
Qual(is) área(s) da saúde pode(m) participar?
Os projetos devem estar contemplados em uma das três categorias (Saúde Mental, Doenças Raras e Oncologia) e se enquadrar em ao menos um dos seguintes objetivos: 1. Humanizar os cuidados em saúde, tanto em casa quanto no hospital, para que pacientes, familiares e cuidadores vivam dias melhores; 2. Educação sobre doenças, sobre acesso ao cuidado durante toda a jornada do paciente – do diagnóstico ao tratamento e cuidados paliativos – focando em melhorar este momento desafiador para pacientes, familiares e cuidadores. Caso não se enquadre nestes critérios, o projeto não seguirá adiante no processo de seleção. Para saber mais detalhes, consulte o Edital.
Posso inscrever um projeto que já existe ou devo criar um novo?
O (s) Projeto (s) a serem submetidos ao Prêmio Humanizar a Saúde 2025 devem, necessariamente, estarem relacionados a iniciativas já iniciadas a ao menos 6 meses antes da inscrição no Prêmio. Em hipótese alguma serão aceitos Projeto (s) novos, com implementação ainda a ser realizada.
Posso inscrever mais de um projeto?
Sim, as organizações podem submeter mais de um projeto ao Edital de Seleção de Projeto. No entanto, cada organização apenas poderá ter um projeto vencedor. Desta forma, Prêmio Humanizar a Saúde dá chance e incentiva mais organizações no país, porém contemplando apenas um projeto por organização.
Fui uma organização vencedora na edição passada, posso participar novamente?
Sim, desde que não seja com o mesmo projeto vencedor. Caso isso ocorra, o projeto será desclassificado.
Como submeto a inscrição do projeto ao Edital de Seleção de Projeto?
Os projetos deverão ser enviados via plataforma oficial, com acesso disponível na página Inscreva sua iniciativa. Todos os campos devem ser preenchidos e documentos anexados para a correta inscrição. Caso tenha problemas técnicos, contate: humanizarasaude@tevabrasil.com.br
Para saber mais detalhes sobre a plataforma, você pode consultar o Guia para Submissão de Projetos e esclarecer o passo a passo para submissão.
Qual é o prazo para envio dos projetos?
O prazo para inscrever os Projetos vai até 19 de agosto às 17h00 (Horário de Brasília) de 2025 (doravante, o “Prazo”). Somente inscrições realizadas nesse período serão consideradas para avaliação do prêmio.
Posso apresentar um projeto que seja parcialmente apoiado pelo Prêmio Humanizar a Saúde?
Podem ser inscritos projetos que dependam total ou parcialmente do valor do Prêmio Humanizar a Saúde. Nos casos de projetos financiados por múltiplas fontes de recursos, o proponente deve fornecer todas as informações relacionadas no campo de orçamento do formulário de inscrição.
Como funciona o processo de seleção dos projetos?
Uma comissão composta por representantes de diversas áreas da Teva, seguida de uma votação de todos os colaboradores da companhia selecionará 5 projetos finalistas de cada uma das 3 categorias (Saúde Mental, Doenças Raras e Oncologia).
Em seguida, a votação será aberta para a população em geral, sendo que cada indivíduo poderá votar apenas uma vez, selecionando um projeto de cada uma das 3 categorias dispostas. Cada categoria terá 1 (um) vencedor, totalizando três iniciativas premiadas.
É também um requisito que cada um dos vencedores passe por um processo de avaliação profunda de documentação e registros (chamada due dilligence) antes de receber a doação. Para saber mais detalhes, acesse o Edital.
Quais são os critérios de avaliação dos projetos?
Impacto/cobertura da iniciativa: de que forma a iniciativa é relevante para o problema a ser enfrentado? Quantas pessoas são impactadas direta e/ou indiretamente pela iniciativa?
Criatividade e originalidade: a iniciativa se destaca da multidão ou mostra uma maneira diferente de fazer as coisas?
Sustentabilidade: sua iniciativa tem impacto duradouro e podem continuar a apoiar mais pacientes no futuro?
Para saber mais, acesse o Edital.
Como saberei se sou finalista e/ou vencedor?
Os finalistas serão oportunamente comunicados pelo e-mail ou pelo telefone informados no formulário de inscrição e convidados à cerimônia de premiação híbrida que será realizada entre novembro e dezembro de 2025. Os vencedores serão anunciados durante esta cerimônia
Se vencer, como receberei a apoio financeiro?
O apoio financeiro será concedido na modalidade de doação a título oneroso, em valor bruto e com a dedução de impostos do valor total da doação quando aplicável. Para o recebimento do apoio financeiro, será assinado um termo de doação entre a Teva e as entidades premiadas, devendo a instituição apresentar correspondentes recibos aos aportes realizados pela TEVA. Durante o período de implementação do projeto, serão necessários o envio de três relatórios, um a cada quatro meses, atualizando o status da iniciativa. Todos os detalhes do contrato e seus termos encontram-se no Edital de Seleção de Projeto.
Caso tenha outras dúvidas, em qual canal posso entrar em contato?
Recomendamos a leitura completa do Edital de Seleção do Projeto com todas as regras de participação. Caso ainda tenha dúvidas relacionadas ao Prêmio Humanizar a Saúde 2025, entre em contato pelo e-mail: humanizarasaude@tevabrasil.com.br
NPS-BR-NP-00215 Junho/2024. Este material destina-se a organizações sem fins lucrativos.
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