Atualmente, existem mais de oito milhões de canadenses prestando cuidados a um membro da família ou amigo. De acordo com a pesquisa Canadian Carers Pulse Survey (maio de 2018), 69% dos cuidadores revelaram que isso afetou a sua saúde emocional e mais da metade afirma que isso afetou a sua saúde física1.

Talvez ainda mais preocupante seja a falta de redes de apoio disponíveis para os cuidadores. Entre os cuidadores, um terço não se sente devidamente apoiado ou ouvido pelos farmacêuticos, deixando um quarto dos cuidadores em dúvida sobre o tratamento ou condição da pessoa da qual cuidam2.

Para ajudar com essa necessidade vital, a Teva Canada e a Huddol (uma rede de apoio profissional e entre colegas para cuidadores) se uniram para criar uma nova iniciativa com o objetivo de destacar e fortalecer a relação entre o cuidador e o farmacêutico.

Um programa piloto de seis meses foi lançado em Quebec, Canadá, em junho de 2018, com o objetivo de futuramente lançar o programa em todo o Canadá. Os principais componentes do projeto são um curso de treinamento on-line para farmacêuticos e um kit de informações para cuidadores.

“O peso de cuidar de alguém é enorme e, se você não enxerga a luz no fim do túnel, isso pode se tornar muito, muito estressante”, explica Lucy Barylak, cuidadora e assistente social.

A Huddol realizou uma pesquisa de mercado com 300 cuidadores em Quebec e no Canadá para avaliar a experiência que têm nas farmácias. Os resultados mostraram que pouco mais da metade dos entrevistados disse que o farmacêutico sabia se eles eram cuidadores e 73% dos entrevistados revelaram o surpreendente fato de que o farmacêutico jamais, ou raramente, perguntou sobre o seu papel como cuidadores3.

Destacando o problema

“Muitas vezes, os cuidadores passam despercebidos à medida que percorrem o sistema de saúde. Eles desempenham um papel muito importante ao defenderem, mediarem e coordenarem, pois interagem com os profissionais da saúde. Um ponto de contato profissional fundamental é o farmacêutico e a equipe da farmácia”, disse David Boughner, Diretor Sênior da Administração Comercial da Teva Canadá.

Mark Stolow, CEO da Huddol, explica que houve crescimento na pesquisa em torno do papel dos cuidadores. Embora seja muito importante compreender a experiência dos cuidadores e dos farmacêuticos, a ênfase deste programa é facilitar soluções proativas e tangíveis.

“Compreendendo a experiência dos cuidadores nas farmácias, o kit dos cuidadores também visa apoiar a experiência dos cuidadores na comunidade e no sistema de saúde. Tudo isso contribui para melhores resultados de saúde”, diz Mark.

Kit dos cuidadores

O kit foi desenvolvido para otimizar a experiência nas farmácias, para conectar os cuidadores às redes de apoio, ajudar os cuidadores a identificarem-se e reconhecerem as suas próprias necessidades, ajudar o envolvimento dos farmacêuticos com os cuidadores e criar laços entre os dois.

A Teva Canada e os colaboradores da Huddol estão implementando o projeto piloto inicialmente em francês. Lori Mann, Diretor Associado de Comunicações e Marketing, explica que eles estavam interessados em limitar o programa piloto à região específica de Quebec, enquanto está sendo testado. Os primeiros três meses são voltados à conscientização dos farmacêuticos sobre o programa educacional e conclusão do curso, para que estejam treinados antes da distribuição do kit dos cuidadores. O treinamento on-line envolve três módulos: A vida como cuidador, cuidadores e farmacêuticos, e apoio aos cuidadores.

A segunda fase do piloto envolverá uma campanha publicitária digital lançada para aumentar o perfil das farmácias participantes. A página da Web do cuidador da Teva Canada contém PDFs e vídeos de cuidadores para download, um link para o site da Huddol e um mapa que os cuidadores podem pesquisar para encontrar uma farmácia que tenha sido treinada para apoiá-los. O kit dos cuidadores será entregue aos cuidadores pelas equipes das farmácias que concluíram o curso on-line.

Entre os elementos do kit de cuidados estão um livreto para ajudar os cuidadores a navegarem pelo sistema de saúde de maneira mais eficiente e fácil, recursos úteis de suporte à comunidade, informações sobre a Huddol e informações legais sobre ser um procurador para o paciente. Também inclui uma lista de verificação para o cuidador usar na preparação para uma reunião com o farmacêutico.

O objetivo é apoiar os cuidadores no processo de tomada de decisão, quando buscar ajuda, como saber se há um problema relevante em relação ao tratamento, ajudar a entender a doença e os tratamentos disponíveis, e reforçar a ideia de aliados nos cuidados.

Parceria

Lori Mann explica que a Teva Canada colabora frequentemente com iniciativas com os principais especialistas em seu campo. “Sempre nos certificamos de que os nossos redatores e consultores sejam alguns dos melhores especialistas nesse espaço. Dessa forma, em relação à prestação de cuidados e bem-estar geral, identificamos Mark Stolow e a Huddol”.

A Huddol é a primeira rede de saúde social bilíngue e recurso on-line do Canadá dedicada a ajudar os cuidadores a se conectarem uns com os outros e com os profissionais da saúde específicos preparados para ajudá-los. A Huddol estava muito interessada em participar deste programa inovador. Mark afirmou: “Foi emocionante vermos uma empresa que estava pronta para assumir uma posição proativa em relação aos cuidadores e se tornou uma prioridade para nós nos envolvermos com a Teva Canada e apoiá-los nesse processo”.

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[1] Relatório Carers Pulse da Teva Canada: pesquisa realizada pela empresa independente de pesquisa de mercado global Edelman Intelligence em nome da Teva Canada

[2] Relatório Carers Pulse da Teva Canada: consulte a observação 1

[3] Com base no relatório da pesquisa de mercado da Huddol